terça-feira, 23 de julho de 2013

Sangue da Cidade


1975 marcou a primeira apresentação ao vivo da banda, que chegou a se apresentar por duas vezes, ainda no final dos anos 70, em um programa da extinta TV Tupi, que se chamava “Olimpop”. Mas eles fariam sucesso, mesmo, somente a partir da virada dos anos 80, mais precisamente a partir de março de 1982, através das ondas da saudosa Rádio Fluminense FM. A Maldita, como era conhecida a emissora de Niterói, tocava o que as outras rádios não tocavam, e passou para a história como a maior rádio rock que esse Brasil já teve, em todos os tempos.

O Sangue da Cidade era, então, uma das bandas mais executadas na rádio, sendo parte integrante do emergente rock nacional que, àquela altura, surgia com uma força incrível, ao lado de outras bandas como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, e outras mais.

A música “Hora do Rush” estourou na Fluminense FM. A banda passou a receber então vários convites pra tocar. Fizeram uma série de shows antológicos no Circo Voador, incluindo a própria estréia dessa famosa casa de shows, quando ainda se localizava no Arpoador, juntamente com a Blitz, o Barão Vermelho e o Atlântico Blues. Fizeram inúmeros shows com lotação esgotada, como no lendário Teatro Ipanema e no Canecão, por exemplo, e participaram do Festival de Juiz de Fora.

O sucesso inicial através da FLU FM, em determinado momento, já não era suficiente, e a banda percebeu a necessidade de compor um material mais direcionado à música pop, ou um pouco menos pesado, enfim, digamos assim, com o objetivo de ganhar mercado, para tentar atingir um público maior. A missão era complicada: precisavam de uma música que fosse curtida pelo público underground, afinal o Sangue da Cidade era basicamente uma banda de rock, mas também pelos que ouviam as rádios mais populares.

Surgiu, então, “Dá Mais Um”, música que, por certo receio de problemas com a censura, rebatizaram para “Brilhar a Minha Estrela”. Dessa vez, eles acertaram o alvo, e foi na mosca: o Sangue da Cidade tornou-se um sucesso nacional. Dicastro & Cia. apresentaram-se, por exemplo no saudoso Chacrinha (O Velho Guerreiro), Globo de Ouro e Cometa Loucura da Rede Globo. Todo o acervo musical da banda, incluindo os vídeos com estas imagens, pode ser baixados gratuitamente, através do site oficial da banda, o www.sanguedacidade.com.br

Passaram pelo Sangue da Cidade excelentes músicos como o próprio Dicastro, guitarrista e compositor da banda, além do baixista Ronaldo Jones e seu irmão Romney, os vocalistas Roberto Cartier e o Vid, além do tecladista, PH, e uma verdadeira coleção de bateristas, como o Negão Vico, o saudoso Peninha, o Otávio Henrique, o Renato Massa e o Rodrigo Grandão, que era quem detonava as baquetas na principal fase da banda, entre 1981 e 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário