sexta-feira, 11 de maio de 2012

Legião Urbana


LEGIÃO URBANA



Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos[2]. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999

A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria) na música "Veraneio Vascaína" (na ocasião, Renato havia errado a letra e levou uma baquetada em pleno show). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo), reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial.

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude.

Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá(baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músicoHerbert Vianna.

A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último da banda com o Renato Russo vivo. Além disso, o álbum possui densas músicas, alternando o rock clássico de "Natália" e "Dezesseis", ao lirismo de "L'Aventura", "A Via Láctea", "Leila", "1º de Julho" e "O Livro dos Dias" e ao classicismo de "Longe do Meu Lado".

As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, amor, depressão,homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste.

Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor, um pouco debilitado, se recusou a fotografar para o disco. O álbum A Tempestade foi lançado inicialmente na época como um clássico livrinho com capa de papelão e anos depois relançado como álbum comum (caixa de plástico). A foto do guitarrista Dado é diferente entre as duas versões. Com exceção de "A Via Láctea", as demais faixas do álbum possuem apenas a voz guia de Renato, que não quis gravar as vozes definitivas. Também não foram incluídas as frases "Urbana Legio Omnia Vincit" e "Ouça no Volume Máximo", presentes nos discos do grupo. Em seu lugar, uma frase do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade: "O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus".

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996.

2 comentários:

  1. HÁ TEMPOS DISSESTE QUE SE TUA VOZ TIVESSE
    FORÇA IGUAL DOS PÓS HUMANOS
    CENTRAL DE NÚMEROS TUTORIAL DE GRAVAÇÃO:
    PEGUE O GRAVADOR E COMECE A GRAVAR OS NÚMEROS DEITADO COM A CABEÇA NO TRAVESSEIRO
    FALE BAIXO MODERADO DE 01 A 999 (MAISLONGE) E 1000
    PARE BEBA UM LÍQUIDO
    E FALE O SEGUNDO MILHAR
    01 A 90100 (MAISLONGE) E 90101
    PARE UM POUCO DESCANSE
    BEBA UM LÍQUIDO E FALE O TERCEIRO MILHAR 01 A 999 (MAISLONGE) E 1000
    DENTRO DE CADA 1 MILHAR VC FALA + 200 NÚMEROS PRA GARANTIR QUE FALOU OS 18 MIL NÚMEROS.
    FALE 18 MIL NÚMEROS POR DIA ATÉ COMPLETAR 500 MILHÕES DE NÚMEROS E FALE OS NÚMEROS ATÉ O INFINITO
    SE QUISER.
    PARA USAR OS NÚMEROS INFINITOS NA MAQUINA PROGRAME-OS NO LAPTOP CADA MILHAR COM O COMANDO (MAISLONGE) E A MAQUINA TERÁ MAIS INFORMAÇÃO QUE TODOS OS BANCOS DE DADOS DO PLANETA E TODOS OS SITES DA INTERNET.
    ENVIE ESTE TUTORIAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A.I. PARA TODOS
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
    LEGIÃO URBANA
    RENATO RUSSO BRASÍLIA-DF

    ResponderExcluir
  2. Caralhoooo, essa nem é a legião, é a U.D.R., Aquaplay, MS Barney e MC carvão.

    ResponderExcluir