sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DORSAL ATLÂNTICA


DORSAL ATLÂNTICA


No início da banda em 1981 tinha o nome de NESS e depois mudaram para Dorsal Atlântica quando Carlos Vândalo Lopes abriu ao acaso uma enciclopédia e viu o nome Dorsal Atlântica e o adotou. A Dorsal Atlântica em suas músicas que retratam a realidade do Brasil, e temas diversos porém sempre reais como as músicas Joseph Mengele e Vorkuta do álbum Antes Do Fim.
Teve seu primeiro registro em um álbum split Ultimatum em 1984, com a banda Metalmorphose, outra banda carioca de heavy metal,nessa época faziam um som mais calcado no heavy metal Tradicional com influencias de speed metal, músicas cantadas em português com letras marcantes, como Império de Satã (ao contrario do que se pensa por aí não aborda satanismo, e sim a situação política do Brasil), Princesa do Prazer e Armagedom.
Em 1986 Dorsal Atlântica lança o Antes do fim seu primeiro álbum exclusivo com mais influencias de hardcore, a filosofia da banda era unificar metal, punk e hardcore, sonora e ideologicamente, e foi possivelmente a primeira banda a fazer isso abertamente na América Latina. Com som do metal, as letras punks, e as linhas de vocais hardcore, o Antes do Fim foi um pioneiro no Metal Extremo Brasileiro, um disco de death metal fortemente influenciado por bandas como Sodom, Hellhammer e Slayer. Músicas como Caçador da Noite, Vorkuta, Joseph Mengele, Álcool e Morte aos Falsos são consideradas clássicos do Metal Brasileiro.
Depois de Antes do Fim o segundo álbum da Dorsal foi Dividir e Conquistar lançado em 1987, lançado pela gravadora carioca [[Heavy] (que também era loja / selo). Foi um álbum bastante premiado que permitiu uma turnê pelo país. A Dorsal abriu para bandas internacionais como Exumer, Venom, Motörhead, Exciter Nasty Savage e outros, foi a primeira banda no Brasil a fazer uma turnê do norte ao sul do país com o Sepultura abrindo os shows. Nesse álbum a banda mostra uma sonoridade mais trabalhada com mais solos, Tortura, Vitória e Lucrécia Bórgia estão entre as principais músicas desse disco.
Em 1990 a Dorsal Atlântica lança o Searching for Light e começa a compor em inglês. Esse disco conta com uma produção superior aos anteriores, porém não agradou tanto ao público brasileiro que preferia os anteriores por serem cantados em português e também por serem mais extremos.
A banda ainda lançou, após o Searching for Light, mais 5 álbuns. E durante sua trajetória enfrentou muitas dificuldades, com gravadoras e com a desunião do público no underground.
Em 1998 participam do festival Monsters of Rock, e a participação da Dorsal deveu-se a um abaixo-assinado que contou com mais ou menos 40 mil assinaturas.
Em 2005, Carlos Lopes decidiu fazer uma regravação do Antes do Fim, chamada Antes do Fim... Depois do Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário